Link Strategy

Supply Chain Management destaca o seu diferencial

Do escambo à tela do smartphone, a forma como o consumidor interage com as compras está em constante mudança, desde a escolha até o descarte. Cada vez mais exigentes, alguns impacientes, os clientes querem a melhor experiência. Produto de boa qualidade já não é mais o único diferencial. A concorrência global aumenta, novos players surgem. Nessa competição sobrevive o mais adaptável. No meio desse turbilhão, há solução! Supply Chain Management, prazer!

Supply Chain Management (SCM, em português: Gestão da Cadeia de Suprimentos) é a gestão de uma rede que conecta todas as entidades envolvidas no processo que entrega valor para os clientes finais, seja na forma de serviço, produto ou experiência, também conta com um fluxo de informações, que será essencial para o planejamento dentro de cada uma dessas entidades e do todo. Coordena e controla as atividades e os processos de negócios que estão inseridos nessa rede de forma a obter a máxima eficiência e eficácia. Inclui-se, ainda, o gerenciamento dos relacionamentos com fornecedores e clientes através de parcerias ganha-ganha, que busca minimizar os custos e os riscos e maximizar oportunidades de lucro.

A melhoria contínua em SCM aumenta o potencial competitivo das empresas envolvidas no processo, embora não seja trivial. Para isso, alinhamento de objetivos e planejamento acordado entre as entidades participantes, mudança cultural direcionada a parcerias e destinar as pessoas certas no lugar certo trazem maior chance de sucesso para a experiência do cliente e, consequentemente, lucro para a empresa.

Tecnologia e dados são elementos essenciais no processo. Desde o armazenamento de dados, já que em uma cadeia trafega um número muito grande de informações, até o uso desses dados, que trarão conhecimentos relevantes para previsão de demanda e visão para potenciais evoluções dentro do sistema. Além disso, aplicações de Inteligência Artificial em Supply Chain para otimização de diversas atividades estão em constante crescimento. Esses tópicos serão abordados em posts futuros.

Há quem pense que um planejamento de vendas e outro de produção sejam suficientes para atingir os resultados esperados. Pode até acontecer, mas em um mundo complexo, competitivo e incerto como o atual, essa ideia está ultrapassada. É extremamente importante o alinhamento entre esses planejamentos.  

Portanto, como fazer um planejamento tratando de uma rede que, muitas vezes, é extensa e conta com um número muito grande de pessoas e áreas? Calma! Para isso, S&OP!

Sales and Operations Planning (S&OP, em português: Planejamento de vendas e operações) é um conjunto de processos cujo intuito é aumentar a vantagem competitiva do negócio de forma contínua estrategicamente. Com essa implementação, uma organização pode responder à variabilidade de demanda de forma eficaz, tomar decisões que impactem diretamente a lucratividade, os custos e a satisfação do cliente e, ainda, gerenciar o risco de toda a cadeia.   

Envolve integração de áreas como comercial, operações, marketing e finanças. A área de supply chain atua como facilitador, organizando o fluxo de informações entre essas áreas. De forma coordenada e munidas de relatórios com os dados de períodos anteriores e de previsões, as áreas se reúnem para alinhar os números de forma consensual. Após a aprovação, a liderança decide sobre o plano de ação e acompanha os resultados. O ciclo recomeça de forma adaptativa. Áreas como RH, TI, jurídica e P&D podem ser convidadas para o processo.

Prospectar e fidelizar clientes são fases cada vez mais desafiadoras. Deve haver atenção ao sentimento do cliente desde a intenção do primeiro contato. A experiência oferecida decorre da maneira como SCM e S&OP foram implementados. Mesmo que os processos já existam na empresa, é importante evoluir. A presença de pessoas especializadas em implementação e gestão de SCM e S&OP tem potencial para aumentar a vantagem competitiva da empresa, fazer com que se adapte ao novo mundo e entregue ao cliente muito mais que um diferencial.  

A Link Strategy conta com um time especialista para assessorar a sua empresa na evolução desses objetivos!

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Gabriel Ghirardi

Served as Director of the Vitamins and Fine Chemicals Division at Roche in Brazil

– Served as Director of Human Resources at DSM for Latin America

– Served as Board Member on the DSM Regional Council for Latin America

– Great experience in multicultural environments having lived and worked in different countries during his almost 30 years of experience in multinationals

– Led global projects focused on leadership development, change management, operational excellence and team building

– Led several successful M&A processes as well as the integration of new businesses and organizational cultures

– Masters at Michigan State University

– Leadership and management courses at INSEAD and IMD

– Agronomist engineer graduated from ESALQ – USP

Coach Certified Executive

Sergio Nasinbene

– International experience (United States, Europe, Argentina), on executive positions in multinational companies, especially in the Agribusiness sector

– Extensive experience in Finance and Controlling, Corporate Restructuring, M&A, Tax Planning, Corporate Governance and Strategic Planning

– Served as CFO in Bunge Europa

– MBA in Business Finance at USP

– Extracurricular courses in Finance and Leadership, by Fundação Dom Cabral

– Degree in Accounting

Andreza Lukosiunas

– Worked as a data scientist at Itaú Unibanco carrying out projects with machine learning and deploy in cloud AWS

– Performed projects in Business Intelligence for credit risk, as well as analysis of arrears and portfolio policies of the holding

– Developed processes and applications using programming languages C, Python, SQL, VBA, JavaScript, HTML and CSS

– Executed operations in the Credit Derivatives portfolio in the treasury of CitiBank for the New York desk

– Ph.D. in Artificial Intelligence from USP (in progress)

– Studied Masters in Economics at Insper, Mathematics at IME-USP and Management Processes at FGV

Olavo M. Dietzsch

– Participated in M&A deals totaling USD 2.5 billion

– Served as CEO in companies in the United States and Brazil

– Successfully led post-merger (PMI) integrations, including the USD 600 million (DSM-Tortuga)

– Leader in Supply Chain for Latin America

– Successfully implemented investment theses in the United States and Brazil

– Led strategic definition and implementation for different businesses

– Worked at Royal DSM, Bunge, Banco General Motors, Itaú-BBA

– Studied Executive Education at Harvard, MBA full time in Los Angeles – USC and Economics at USP. Leadership Courses at Washington Univ. and ESADE (Barcelona). Counselor Course at IBGC