Link Strategy

O link entre a aquisição e a integração

A finalização de uma transação de M&A envolve várias atividades e barreiras que necessitam ser ultrapassadas. Tais barreiras incluem, por exemplo, aspectos legais, ajustes de valores incluídos na oferta inicial (capital de giro) e acordos recíprocos. A transação requer muita energia na coordenação de diferentes times na due-diligence, valuation e complexidade da negociação. Concluídas todas as etapas envolvidas e a transação finalizada, inicia-se uma etapa não menos trabalhosa que se refere à integração da empresa adquirida em uma nova dimensão de execução de suas atividades. Para que essa integração ocorra com sucesso, deve ser aplicada a metodologia correta de post-merger integration (PMI) para planejar e coordenar os passos seguintes à aquisição.

Grande parte das transações de M&A não entrega as expectativas traçadas no processo de aquisição (Harvard Business Review, 2016, 2020). Uma projeção muita otimista de desempenho futuro das duas empresas, concorrência na aquisição elevando o preço de aquisição ou sinergias que não se estabelecem são causas importantes para frustrar essas expectativas. Porém, muito da frustração frente às expectativas está relacionada ao PMI malfeito, ou “não feito”. Ou seja, o planejamento e a execução operacional deficiente da nova junção das empresas podem comprometer seu sucesso.

Sim, o planejamento da integração e sua ótima execução são fundamentais para conquistar uma nova realidade de duas empresas que passam a atuar em conjunto. Todavia, um fator essencial para o sucesso do PMI é a ligação entre o racional estratégico de aquisição, e o modus operandi que se estabelece no PMI. Isso significa que o plano de aquisição, com todo seu racional estratégico, deve ser implementado de forma coordenada via planejamento e executado através das frentes de trabalho com uma comunicação estruturada e constante dos passos do PMI.

Outros fatores também são de extrema importância para o sucesso da integração, como a avaliação e o planejamento da gestão de mudança, afinal duas culturas passam a interagir para obter resultados comuns. Voltaremos a falar disso em outro post.

Hoje, escrevo para ressaltar a importância entre o link do plano estratégico de aquisição e o PMI para obter os resultados esperados. Existem muitos fatores e processos para gerar este link. A Link Strategy conhece esse caminho.

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Gabriel Ghirardi

Served as Director of the Vitamins and Fine Chemicals Division at Roche in Brazil

– Served as Director of Human Resources at DSM for Latin America

– Served as Board Member on the DSM Regional Council for Latin America

– Great experience in multicultural environments having lived and worked in different countries during his almost 30 years of experience in multinationals

– Led global projects focused on leadership development, change management, operational excellence and team building

– Led several successful M&A processes as well as the integration of new businesses and organizational cultures

– Masters at Michigan State University

– Leadership and management courses at INSEAD and IMD

– Agronomist engineer graduated from ESALQ – USP

Coach Certified Executive

Sergio Nasinbene

– International experience (United States, Europe, Argentina), on executive positions in multinational companies, especially in the Agribusiness sector

– Extensive experience in Finance and Controlling, Corporate Restructuring, M&A, Tax Planning, Corporate Governance and Strategic Planning

– Served as CFO in Bunge Europa

– MBA in Business Finance at USP

– Extracurricular courses in Finance and Leadership, by Fundação Dom Cabral

– Degree in Accounting

Andreza Lukosiunas

– Worked as a data scientist at Itaú Unibanco carrying out projects with machine learning and deploy in cloud AWS

– Performed projects in Business Intelligence for credit risk, as well as analysis of arrears and portfolio policies of the holding

– Developed processes and applications using programming languages C, Python, SQL, VBA, JavaScript, HTML and CSS

– Executed operations in the Credit Derivatives portfolio in the treasury of CitiBank for the New York desk

– Ph.D. in Artificial Intelligence from USP (in progress)

– Studied Masters in Economics at Insper, Mathematics at IME-USP and Management Processes at FGV

Olavo M. Dietzsch

– Participated in M&A deals totaling USD 2.5 billion

– Served as CEO in companies in the United States and Brazil

– Successfully led post-merger (PMI) integrations, including the USD 600 million (DSM-Tortuga)

– Leader in Supply Chain for Latin America

– Successfully implemented investment theses in the United States and Brazil

– Led strategic definition and implementation for different businesses

– Worked at Royal DSM, Bunge, Banco General Motors, Itaú-BBA

– Studied Executive Education at Harvard, MBA full time in Los Angeles – USC and Economics at USP. Leadership Courses at Washington Univ. and ESADE (Barcelona). Counselor Course at IBGC