Link Strategy

Supply Chain Management destaca o seu diferencial

Do escambo à tela do smartphone, a forma como o consumidor interage com as compras está em constante mudança, desde a escolha até o descarte. Cada vez mais exigentes, alguns impacientes, os clientes querem a melhor experiência. Produto de boa qualidade já não é mais o único diferencial. A concorrência global aumenta, novos players surgem. Nessa competição sobrevive o mais adaptável. No meio desse turbilhão, há solução! Supply Chain Management, prazer!

Supply Chain Management (SCM, em português: Gestão da Cadeia de Suprimentos) é a gestão de uma rede que conecta todas as entidades envolvidas no processo que entrega valor para os clientes finais, seja na forma de serviço, produto ou experiência, também conta com um fluxo de informações, que será essencial para o planejamento dentro de cada uma dessas entidades e do todo. Coordena e controla as atividades e os processos de negócios que estão inseridos nessa rede de forma a obter a máxima eficiência e eficácia. Inclui-se, ainda, o gerenciamento dos relacionamentos com fornecedores e clientes através de parcerias ganha-ganha, que busca minimizar os custos e os riscos e maximizar oportunidades de lucro.

A melhoria contínua em SCM aumenta o potencial competitivo das empresas envolvidas no processo, embora não seja trivial. Para isso, alinhamento de objetivos e planejamento acordado entre as entidades participantes, mudança cultural direcionada a parcerias e destinar as pessoas certas no lugar certo trazem maior chance de sucesso para a experiência do cliente e, consequentemente, lucro para a empresa.

Tecnologia e dados são elementos essenciais no processo. Desde o armazenamento de dados, já que em uma cadeia trafega um número muito grande de informações, até o uso desses dados, que trarão conhecimentos relevantes para previsão de demanda e visão para potenciais evoluções dentro do sistema. Além disso, aplicações de Inteligência Artificial em Supply Chain para otimização de diversas atividades estão em constante crescimento. Esses tópicos serão abordados em posts futuros.

Há quem pense que um planejamento de vendas e outro de produção sejam suficientes para atingir os resultados esperados. Pode até acontecer, mas em um mundo complexo, competitivo e incerto como o atual, essa ideia está ultrapassada. É extremamente importante o alinhamento entre esses planejamentos.  

Portanto, como fazer um planejamento tratando de uma rede que, muitas vezes, é extensa e conta com um número muito grande de pessoas e áreas? Calma! Para isso, S&OP!

Sales and Operations Planning (S&OP, em português: Planejamento de vendas e operações) é um conjunto de processos cujo intuito é aumentar a vantagem competitiva do negócio de forma contínua estrategicamente. Com essa implementação, uma organização pode responder à variabilidade de demanda de forma eficaz, tomar decisões que impactem diretamente a lucratividade, os custos e a satisfação do cliente e, ainda, gerenciar o risco de toda a cadeia.   

Envolve integração de áreas como comercial, operações, marketing e finanças. A área de supply chain atua como facilitador, organizando o fluxo de informações entre essas áreas. De forma coordenada e munidas de relatórios com os dados de períodos anteriores e de previsões, as áreas se reúnem para alinhar os números de forma consensual. Após a aprovação, a liderança decide sobre o plano de ação e acompanha os resultados. O ciclo recomeça de forma adaptativa. Áreas como RH, TI, jurídica e P&D podem ser convidadas para o processo.

Prospectar e fidelizar clientes são fases cada vez mais desafiadoras. Deve haver atenção ao sentimento do cliente desde a intenção do primeiro contato. A experiência oferecida decorre da maneira como SCM e S&OP foram implementados. Mesmo que os processos já existam na empresa, é importante evoluir. A presença de pessoas especializadas em implementação e gestão de SCM e S&OP tem potencial para aumentar a vantagem competitiva da empresa, fazer com que se adapte ao novo mundo e entregue ao cliente muito mais que um diferencial.  

A Link Strategy conta com um time especialista para assessorar a sua empresa na evolução desses objetivos!

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Gabriel Ghirardi

Atuou como Diretor da Divisão de Vitaminas e Química Fina da Roche no Brasil

– Atuou como Diretor de Recursos Humanos da DSM para a América Latina

– Atuou como Board Member no Conselho Regional da DSM para América Latina

– Grande experiência em ambientes multiculturais tendo vivido e trabalhado em diferentes países durante seus quase 30 anos de atuação em multinacionais

– Liderou projetos globais focados em desenvolvimento de lideranças, change management, excelência operacional e team building

– Liderou diversos bem sucedidos processos de M&A bem como de integração de novos negócios e culturas organizacionais

– Mestrado na Michigan State University

– Cursos de liderança e management no INSEAD e IMD

– Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ – USP

Coach Executivo certificado

Sergio Nasinbene

– Atuação internacional (Estados Unidos, Europa, Argentina), ocupando posições executivas, em empresas multinacionais, especialmente, do setor Agronegócio

– Ampla experiência em Finanças e Controladoria, Reestruturação Corporativa, M&A, Planejamento Tributário, Governança Empresarial e Planejamento Estratégico

– Atuou como CFO da Bunge Europa

– MBA em Finanças Empresariais pela USP

– Cursos extracurriculares em Finanças e Liderança, pela Fundação Dom Cabral

– Graduação em Ciências Contábeis

Andreza Lukosiunas

– Atuou como cientista de dados no Itaú Unibanco realizando projetos com machine learning e deploy em cloud AWS

– Realizou projetos em Business Intelligence para o risco de crédito, bem como análise de atraso e das políticas de carteiras da holding

– Desenvolveu processos e aplicativos usando linguagens de programação C, Python, SQL, VBA, JavaScript, HTML e CSS

– Executou operações da carteira de Derivativos de Crédito na tesouraria do banco CitiBank para a mesa de Nova York

– Ph.D. em Inteligência Artificial pela USP (em progresso)

– Cursou Mestrado em Economia no Insper, Matemática no IME-USP e Processos Gerenciais na FGV

Olavo M. Dietzsch

– Participou em deals de M&A totalizando R$ 13 bilhões

– Atuou como CEO em empresas nos Estados Unidos e Brasil

– Liderou com sucesso integrações post-merger (PMI), entre elas a de R$ 3 bi (DSM-Tortuga)

– Foi líder em Supply Chain para América Latina

– Implementou com sucesso teses de investimento nos Estados Unidos e Brasil

– Liderou a definição estratégica e implementação para diferentes negócios

– Trabalhou na Royal DSM, Bunge, Banco General Motors, Itaú-BBA

– Cursou educação Executiva em Harvard, MBA full time em Los Angeles – USC e Economia na USP. Cursos de Liderança na Washington Univ. e ESADE (Barcelona). Curso de Conselheiro no IBGC