Link Strategy

O link entre a aquisição e a integração

A finalização de uma transação de M&A envolve várias atividades e barreiras que necessitam ser ultrapassadas. Tais barreiras incluem, por exemplo, aspectos legais, ajustes de valores incluídos na oferta inicial (capital de giro) e acordos recíprocos. A transação requer muita energia na coordenação de diferentes times na due-diligence, valuation e complexidade da negociação. Concluídas todas as etapas envolvidas e a transação finalizada, inicia-se uma etapa não menos trabalhosa que se refere à integração da empresa adquirida em uma nova dimensão de execução de suas atividades. Para que essa integração ocorra com sucesso, deve ser aplicada a metodologia correta de post-merger integration (PMI) para planejar e coordenar os passos seguintes à aquisição.

Grande parte das transações de M&A não entrega as expectativas traçadas no processo de aquisição (Harvard Business Review, 2016, 2020). Uma projeção muita otimista de desempenho futuro das duas empresas, concorrência na aquisição elevando o preço de aquisição ou sinergias que não se estabelecem são causas importantes para frustrar essas expectativas. Porém, muito da frustração frente às expectativas está relacionada ao PMI malfeito, ou “não feito”. Ou seja, o planejamento e a execução operacional deficiente da nova junção das empresas podem comprometer seu sucesso.

Sim, o planejamento da integração e sua ótima execução são fundamentais para conquistar uma nova realidade de duas empresas que passam a atuar em conjunto. Todavia, um fator essencial para o sucesso do PMI é a ligação entre o racional estratégico de aquisição, e o modus operandi que se estabelece no PMI. Isso significa que o plano de aquisição, com todo seu racional estratégico, deve ser implementado de forma coordenada via planejamento e executado através das frentes de trabalho com uma comunicação estruturada e constante dos passos do PMI.

Outros fatores também são de extrema importância para o sucesso da integração, como a avaliação e o planejamento da gestão de mudança, afinal duas culturas passam a interagir para obter resultados comuns. Voltaremos a falar disso em outro post.

Hoje, escrevo para ressaltar a importância entre o link do plano estratégico de aquisição e o PMI para obter os resultados esperados. Existem muitos fatores e processos para gerar este link. A Link Strategy conhece esse caminho.

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Gabriel Ghirardi

Atuou como Diretor da Divisão de Vitaminas e Química Fina da Roche no Brasil

– Atuou como Diretor de Recursos Humanos da DSM para a América Latina

– Atuou como Board Member no Conselho Regional da DSM para América Latina

– Grande experiência em ambientes multiculturais tendo vivido e trabalhado em diferentes países durante seus quase 30 anos de atuação em multinacionais

– Liderou projetos globais focados em desenvolvimento de lideranças, change management, excelência operacional e team building

– Liderou diversos bem sucedidos processos de M&A bem como de integração de novos negócios e culturas organizacionais

– Mestrado na Michigan State University

– Cursos de liderança e management no INSEAD e IMD

– Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ – USP

Coach Executivo certificado

Sergio Nasinbene

– Atuação internacional (Estados Unidos, Europa, Argentina), ocupando posições executivas, em empresas multinacionais, especialmente, do setor Agronegócio

– Ampla experiência em Finanças e Controladoria, Reestruturação Corporativa, M&A, Planejamento Tributário, Governança Empresarial e Planejamento Estratégico

– Atuou como CFO da Bunge Europa

– MBA em Finanças Empresariais pela USP

– Cursos extracurriculares em Finanças e Liderança, pela Fundação Dom Cabral

– Graduação em Ciências Contábeis

Andreza Lukosiunas

– Atuou como cientista de dados no Itaú Unibanco realizando projetos com machine learning e deploy em cloud AWS

– Realizou projetos em Business Intelligence para o risco de crédito, bem como análise de atraso e das políticas de carteiras da holding

– Desenvolveu processos e aplicativos usando linguagens de programação C, Python, SQL, VBA, JavaScript, HTML e CSS

– Executou operações da carteira de Derivativos de Crédito na tesouraria do banco CitiBank para a mesa de Nova York

– Ph.D. em Inteligência Artificial pela USP (em progresso)

– Cursou Mestrado em Economia no Insper, Matemática no IME-USP e Processos Gerenciais na FGV

Olavo M. Dietzsch

– Participou em deals de M&A totalizando R$ 13 bilhões

– Atuou como CEO em empresas nos Estados Unidos e Brasil

– Liderou com sucesso integrações post-merger (PMI), entre elas a de R$ 3 bi (DSM-Tortuga)

– Foi líder em Supply Chain para América Latina

– Implementou com sucesso teses de investimento nos Estados Unidos e Brasil

– Liderou a definição estratégica e implementação para diferentes negócios

– Trabalhou na Royal DSM, Bunge, Banco General Motors, Itaú-BBA

– Cursou educação Executiva em Harvard, MBA full time em Los Angeles – USC e Economia na USP. Cursos de Liderança na Washington Univ. e ESADE (Barcelona). Curso de Conselheiro no IBGC