A finalização de uma transação de M&A envolve várias atividades e barreiras que necessitam ser ultrapassadas. Tais barreiras incluem, por exemplo, aspectos legais, ajustes de valores incluídos na oferta inicial (capital de giro) e acordos recíprocos. A transação requer muita energia na coordenação de diferentes times na due-diligence, valuation e complexidade da negociação. Concluídas todas as etapas envolvidas e a transação finalizada, inicia-se uma etapa não menos trabalhosa que se refere à integração da empresa adquirida em uma nova dimensão de execução de suas atividades. Para que essa integração ocorra com sucesso, deve ser aplicada a metodologia correta de post-merger integration (PMI) para planejar e coordenar os passos seguintes à aquisição.
Grande parte das transações de M&A não entrega as expectativas traçadas no processo de aquisição (Harvard Business Review, 2016, 2020). Uma projeção muita otimista de desempenho futuro das duas empresas, concorrência na aquisição elevando o preço de aquisição ou sinergias que não se estabelecem são causas importantes para frustrar essas expectativas. Porém, muito da frustração frente às expectativas está relacionada ao PMI malfeito, ou “não feito”. Ou seja, o planejamento e a execução operacional deficiente da nova junção das empresas podem comprometer seu sucesso.
Sim, o planejamento da integração e sua ótima execução são fundamentais para conquistar uma nova realidade de duas empresas que passam a atuar em conjunto. Todavia, um fator essencial para o sucesso do PMI é a ligação entre o racional estratégico de aquisição, e o modus operandi que se estabelece no PMI. Isso significa que o plano de aquisição, com todo seu racional estratégico, deve ser implementado de forma coordenada via planejamento e executado através das frentes de trabalho com uma comunicação estruturada e constante dos passos do PMI.
Outros fatores também são de extrema importância para o sucesso da integração, como a avaliação e o planejamento da gestão de mudança, afinal duas culturas passam a interagir para obter resultados comuns. Voltaremos a falar disso em outro post.
Hoje, escrevo para ressaltar a importância entre o link do plano estratégico de aquisição e o PMI para obter os resultados esperados. Existem muitos fatores e processos para gerar este link. A Link Strategy conhece esse caminho.